domingo, 7 de outubro de 2012

A imposição de mãos



IMPOSIÇÃO DAS MÃOS



Pr Jerry adriani de souza
A imposição das mãos significa comunicar essência espiritual

Embora não ocorra magia, ou feitiçaria, isto é, o ato em si, não tem efeito. O valor do ato está nos princípios de autoridade espiritual e fé. O que é importante é o que o ato representa.
MINISTÉRIO
1. Impor as mãos está relacionado com a autoridade imbuída ao oficiante
1.1. Moisés (oficiante) impõe as mãos sobre Josué (oficializado)
1.1.1. O líder Moisés já havia preparado Josué como seu sucessor, não foi o ato de imposição que garantiu o sucesso da liderança de Josué, mas o ato foi um ritual solene que marcava a transferência de autoridade.
1.1.1.1. Consequentemente, Josué, lembrava que:
1.1.1.1.1. A autoridade que possuía não era resultado de sua própria conquista,
1.1.1.1.2. Mas o esforço em seguir o líder Moisés como exemplo de liderança
1.1.2. A importância do Ato Público de Moisés:
1.1.2.1. O Ato Público da imposição das mãos tinha os seguintes objetivos:
1.1.2.1.1. O ato da imposição era um ato sagrado, demonstrando publicamente que Deus estava endossando, através da imposição das mãos, a liderança de Josué.
1.1.2.1.2. A liderança de Josué era Teocrática, isto é, direcionada por Deus; e não de forma aristocrática, isto é, devido a nobreza de Josué.
1.2. Impor precipitadamente as mãos sobre alguém traz dificuldades sobre o oficiante (ou Oficial, Ministro)! Por quê? Porque impor as mãos inclui também o reconhecimento da autoridade que o oficializado está recebendo. Consequentemente, o oficiante pode tornar-se co-participante dos pecados do oficializado, como? Se não houve tempo suficiente para o candidato ser analisado, o oficializante é culpado de (1) equívoco, (2) falta de discernimento espiritual, (3) concordar com os atos, ou sendo relapso na análise. Podendo perder o respeito quanto a sua qualificação como Oficial (Ministro) da Palavra de Deus. Não vale o risco - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. – (1Tm 5.22) Quando Paulo recebeu a notícia que os discípulos estavam formando facções, o apóstolo Paulo agradeceu a Deus por não ter batizados os coríntios. Qual seria a reação de Paulo se ele tivesse imposto as mãos sobre eles? Paulo certamente lamentaria muito. - Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; - (1Co 1.14) O ato de impor as mãos tem maior relevância do que o ato de batizar alguém. Se Paulo se preocupava com a seriedade do batismo, a ponto de lamentar, se tivesse batizado um rebelde, qual seria o lamento de Paulo se fosse uma ordenação ministerial?
2. Impor as Mãos está relacionado com o reconhecimento do chamado de Deus.
2.1. Deuteronômio 34.9 - Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim os filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés. Moisés, preparou, treinou e acompanhou Josué. Isto estava relacionado ao chamado de Deus na vida de Moisés conforme vemos no capítulo 34 de Deuteronômio.
2.1.1. O povo vendo o caráter de Josué, o chamado de Deus evidente na vida de Josué, reconheceram o ato da imposição das mãos como sinal de autoridade, assim os filhos de Israel lhe obedeceram.
2.1.2. Entre a separação e a ordenação existe um caminho: o tempo probatório. Isso pode ocorrer de forma oficial ou profética.
2.1.2.1. Período probatório oficial – é o período entre a separação e a ordenação definitiva, durante esse período o candidato é colocado em prova. Geralmente esse período ocupa dois anos. Obviamente, não pode ser um neófito, isto é, um recém-convertido ao evangelho.
2.1.2.2. o período profético pode ultrapassar o tempo da separação e da ordenação. Isto é, as profecias que são lançadas sobre o candidato vão cumprir no tempo de Deus, e não necessariamente no período probatório.O candidato pode perder as bênçãos, se desprezar os dons; portanto, o candidato deve buscar e utilizar os dons - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério – 1 Timóteo 4.14; - Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos – 2 Timóteo 1.6

MINISTRAÇÃO
1. Ministração sem caráter oficial:
1.1. É também comum que irmãos orem uns pelos outros com imposição de mãos, pelas necessidades recíprocas, ou mesmo profetizando.
1.2. É comum irmãos fazerem um círculo sobre o necessitado, orando e impondo as mãos.
2. A imposição das mãos, como ministração:
2.1. A imposição das mãos é um ato de ministrar virtude espiritual.
2.1.1. Durante a ministração haverá imprecação das bênçãos e/ou profecias a ele(a) destinadas.
3. Quem pode Ministrar a imposição das mãos?
3.1. sem caráter oficial, apenas como intercessão: todos os crentes.
3.2. como ministração oficial:
3.2.1. Os pais – os patriarcas abençoavam seus filhos, netos... profetizam sobre eles.
3.2.2. Ministros
3.2.2.1. curas
3.2.2.2. milagres
3.2.2.3. batismo do Espírito Santo
3.2.2.4. profecias
3.2.2.5. dons espirituais
3.2.2.6. separar obreiros
3.2.2.7. separar missionários

0 comentários:

Postar um comentário