terça-feira, 17 de março de 2015

Deus não está morto



#DEUSNÃOESTÁMORTO

"Só um risco real testa a realidade de uma fé." - C.S. Lewis

ALERTA DE SPOILER - Se você ainda não assistiu o filme "Deus não está morto", NÃO SE PREOCUPE, eu não irei falar dos acontecimentos do filme. Esse artigo servirá como recomendação e prudência ao assistir o filme. Farei uma abordagem filosófica sobre os temas tratados. Diante disto, pode continuar aqui e, se for da Vontade de Deus, edificar mais ainda a sua fé... Creia, isso valerá a pena!

Senhor Deus-pai, eterno e único digno de adoração, coloco-me em oração neste momento para apresentar a todos aquilo que em meu coração movestes. Faz em mim segundo a Tua vontade e orienta-me para o que for do Teu interesse seja revelado. Daí-me discernimento, conhecimento aprofundado e sabedoria para transmitir tudo que for agradável a ti, em nome de Jesus, amém!

Não existe nada mais complicado do que falar sobre Deus e, infinitamente, mais complexo é trabalhar com a temática da sua existência. O mais engraçado é que o único tema que não gostaria de escrever era exatamente sobre isso. Meu passado regado pelos conceitos ateístas me fizeram crer que o melhor seria não combater aquilo que já defendi... engano meu

Eis que surge em meu círculo social de amigos evangélicos uma febre em torno do filme "Deus não está morto" e em meu coração acreditei que fosse apenas algo da cultura gospel e/ou um outro filme "modinha" do momento... Duas vezes me enganei.  Quando parei pra ouvir o que diziam sobre esse filme, me bateu um desespero em querer proteger os meus irmãos em Cristo diante de um possível filme PANFLETÁRIO (termo designado para tratar de assuntos feitos para determinado segmento social ou propagação de crença de forma caricata e sem embasamento bíblico/lógico) que faria com que muitos fossem para o combate com neo-ateístas e desfalecessem no caminho por falta de estudo aprofundado da Palavra e pela emoção provocada pelo filme... Terceiro e último engano meu.

Iria receber esse vídeo hoje por meio do irmão Wendell, esposo da Irmã Larissa, mas se você me acompanha já deve ter percebido que Deus tem uma certa "pressa" para comigo, e como que por providência, há uns 4 dias o filme se tornou disponível em alta qualidade na internet, dublado (confesso que não curto) e em ótima qualidade. Coloco o filme pra carregar, aviso a minha namorada-flor (feliz de quem tem um amor que te orienta nos caminhos de Deus) que havia conseguido um link, e me dedico a prestar atenção e fazer apontamentos sobre o que trata o filme. 

De pronto, afirmo: É assustadora a forma com a qual o filme trata os temas mais complexos da nossa caminhada cristã.

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 10:32-33

Essa é a linha central do filme, acrescida do livro de Lucas:

"Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." - Lucas 12:48

Compreende que, para os dias atuais em nossa vida secular, esses dois versículos são provados à ferro e à fogo?

São perspectivas reais de testemunho e condução de como agir diante das provações contra a fé em Cristo Jesus. Diante de todo o enredo veremos cenas muito próximas de nossos acontecimentos cotidianos e, mais ainda, são momentos únicos em que Deus precisa de você para defendê-lo diante dos homens. 

Peraê, você está dizendo que Deus necessita de nossa defesa para existir? Não.
Então Ele necessita da gente para se manifestar aos que não crêem? Não.
Então por que defender nossa fé diante de muitos que não se importam com ela e se o próprio Deus não necessita de nós para sua defesa? Por uma questão de TESTIFICAÇÃO DE FÉ NA SALVAÇÃO POR MEIO DE JESUS CRISTO e de assumir uma POSTURA DIFERENCIADA para com o mundo.
Há nuances incríveis dos conflitos entre a vida secular e nossa caminhada espiritual:

- Sucesso Financeiro e a busca de crescimento pessoal à qualquer preço;
- Dogmatismo religioso extremista e a possibilidade de conversão dos que professam (obrigatoriamente) outra fé;
- Confronto entre os interesses pessoais e os propósitos de Deus em nossa vida;
- Materialismo x Espiritualismo - Até onde a escolha de nossos parceiros influenciam nisto?
- Ética Filosófica: Qual a verdadeira VENERAÇÃO a Deus?
- A capacitação de Deus aos que não são para a sociedade - exemplos de inteligência - em confronto com a capacidade de falar sempre a verdade que precisamos ouvir;
- Administração da Obra - Qual o trabalho mais importante? Pastor x Missionário? - Fidelidade de Deus aos que o servem;
- Amor - Palavra morta para o mundo;
- Suicídio Acadêmico - Ser cristão na universidade - Negar a si mesmo;
O que aprendi e percebi é o quanto esse filme é ousado em abordar essas temáticas de forma velada, tranquila e suave. Não precisou resolver todos esses problemas, mas deixa o espectador resolvendo esses enigmas dentro de si mesmo, com uma diferença para os que se crêem: O Espírito Santo é o nosso companheiro diante dessas problemáticas solucionáveis apenas se tivermos intimidade com Deus para receber as respostasEXATAS.

Em suma, o princípio aprendido com tudo acima citado, por inspiração de Deus, é a REAL NECESSIDADE DE RESISTIR COMO CRISTÃO PARA QUE NOVOS CONVERTIDOS APAREÇAM!

"O diabo deixa as pessoas viverem sem problemas ou dificuldades porque não querem que elas recorram a Deus. O seu pecado é como uma cadeia, mas ela é - aparentemente - linda e confortável e não há necessidade de sair dela... a porta está aberta... até que um dia, o tempo se esgota e a porta da cela se tranca, então, é muito tarde." 

Quando você descobrir quem fala isto no filme, venha aqui conversar comigo.

Há lacunas no filme que foram colocadas de propósito para os que não são crentes, pessoas que se arrependem na hora da morte, pessoas doentes e sem cura - na medicina atual e que se prostam para Deus em busca de ajuda, namoros encerrados por junção do julgo desigual por destoar da Vontade Dele, e etc... Quem conhece a Deus sabe o fim dessas pessoas ou, melhor dizendo, o começo delas.

A iniciativa final da propagação final da frase "Deus não está morto" é uma verdadeira revolução digital cristã e me atrevo a chamar de Evangelismo 2.0 - em linguagem virtual adequada. Recomendo o filme para toda família. Crente ou não.

(Finalizada essa parte de edificação espiritual, agora concentro em conceitos filosóficos aprofundados para os que são ateus ou agnósticos, na defesa da fé em que acredito e de forma qualificada para uso de estudo e debate das teses ora levantadas no filme - Se você não é estudioso da área ou não tem interesse em filosofia x teologia, deixo a Paz do Senhor para sua vida e recomendo a leitura até aqui)

Em termos filosóficos, a película é ousada e única ao abordar os conceitos físicos, teológicos, biológicos, psicológicos e filosóficos em apenas 1 hora e poucos minutos de filme, reduzidos ainda mais para trechos específicos entre professor e aluno. Do que extrai e que merecem atenção é a abordagem honesta dos conceitos filosóficos de cada pensador - ainda que de forma reduzida para o público-alvo. Enfim, vamos ao debate:

Comecemos com a real nomenclatura dos termos que serão apresentados no filme:

Ateísmo - Atheism 

"A" = Negação - Sem coisa alguma + "Theo" = Deus

Agnosticismo - Agnosticism 

"A" = Negação - Não saber algo/alguma coisa + "Gnose/Gnostic" = Conhecimento profundo de algo

De início, há uma relação de nomes de pensadores ateus/agnósticos (Foucalt, Feuerbach, Nietzsche, Santayana, Diderot, Stuart Mill, Dawkins, Russell, Brecht, Ayn Rand, Hume, Camus, Freud, Democritus, Chomsky) que serão o alicerce da tese do filme baseada na afirmação categórica de Nietzsche: "Deus está morto".

Logicamente, Nietzsche não estava falando da literalidade de um Deus estar morto como conceituação antropológica do sentido da morte, mas uma afirmação que, diante do surgimento de novos pensadores e da negação do pecado original, Deus (em específico Jeová - Javé - YHVH) não teria motivo de existir.

E para todos aqueles que busquem contra-atacar essa tese, deverá apresentar um antítese concreta. - Refutação lógica.

Estamos diante de outra corrente de pensamento "nietzschiano", colocar a necessidade de Deus x Ditadura Celestial, ou seja, se provar a existência ou afirmar a negativa desta... tal pensamento é o clássico pensamento filosófico do "Julgamento de Deus" ou "Deus em julgamento".

E, para nós Cristãos, oportunidades assim são excelentes para propagação da comprovação da Existência de Deus, quando confrontados em uma falsa dialética científica, teremos a certeza que nada pode ser provado contra a tese da existência, sendo feitos comentários falaciosos pseudo-científicos em argumentos cíclicos infindáveis com o mesmo final: NÃO SE PROVA QUE DEUS NÃO EXISTE.

Em se tratando de falácias abordadas pelo filme, recebemos antídotos para cada pensador a:

Dawkins - Teoria do Confronto da Criação do Universo

"Deus criou o universo. - Quem criou Deus?"

Resposta: Teoria da Lógica Reversa Aplicada 

"O universo criou o homem - Quem criou o universo?"

Hawking - Teoria do Universo Auto-Gerado ou Teoria da Geração Expontânea do Universo

"Assim como a gravidade o universo pode se auto-criar de acordo com a sua necessidade de expansão."
"O universo precisa existir, logo, cria a si mesmo"

Resposta: Teoria do Espantalho - Argumento Circular 
"O pensamento exposto é falácia, pois o nada não se cria do nada e do nada surge alguma coisa, assim sendo, besteira precede besteira, mesmo originado de cientistas" - John Lennox, matemático e filósofo.

Darwin - Teoria da Evolução - Biogenese 

"A natureza não dá saltos na evolução"

Resposta: Teoria do Lapso Temporal - Fundamento bíblico: Geneses 1:20.

"A evolução NÃO pode preceder a criação, diante disto, ela limita-se a explicar o que existe e não como passaram a existir, sendo o criacionismo a resposta do lapso temporal da evolução"

Teoria da Existência do Mal - Omissão Divina

"Se Deus existe, por que existe o Mal?"

O Mal x Onipotência - Benevolência de Deus

Resposta: Teoria do Livre-Arbítrio + Valores Morais Humanos 

"Os valores morais e éticos da humanidade são norteadores naturais da conduta dos que crêem em Deus, sendo a ausência de tais valores, a explicação para existência do mal"

"Se Deus não existisse, tudo seria permitido. Então o que impede a permissividade do homem senão a existência de Deus?˜ - Dostojevski
Neo-ateísmo

"Necessidade de convencimento da não-existência de Deus"

Resposta: Resistência Teísta. 

"Os maiores perseguidores de Deus já foram teístas e o deixaram de ser pela falta de experiência e intimidade com Deus."

Há outros pontos que poderiam ser levantados, mas sou insuficiente demais para trazer à tona e conceber uma contra-resposta a tudo que fora apresentado. Diante disto, reconheço a minha limitação e aguardo novos posicionamentos diante do que foi contraposto em antítese ao tema inicial apresentado.

Agradeço a Deus pela oportunidade e pelo conhecimento fornecido. Grandiosos são os caminhos de Deus para os que nele Crêem.

A paz do Senhor esteja com todos vocês.

0 comentários:

Postar um comentário