quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O POSTE-ÍDOLO - CURIOSIDADES BÍBLICAS

O POSTE-ÍDOLO - CURIOSIDADES BÍBLICAS



DE ONDE VEM O COSTUME DE ERGUER OBELISCOS NAS CIDADES?
Poste-ídolo era o nome dado a uma imagem feita em homenagem a Aserá, considerada pelos cananeus como sendo a “deusa mãe”.
Normalmente, essa imagem ficava exposta junto à de Baal, “o deus da promiscuidade”:
“Os filhos de Israel fizeram o que em mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.”(Juízes 3.7)
Por ser feita do tronco de árvores, essa imagem se parecia muito com o membro sexual masculino. Em 1 Reis 15.12,13, temos uma visão da licenciosidade dessas imagens, quando o rei Asa destituiu sua mãe do cargo de rainha, por ser incentivadora dessa prática.
“Porque tirou da terra os prostituto-cultuais e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram; e até a Maaca, sua mãe, porquanto ela havia feito ao poste-ídolouma abominável imagem; pois Asa destruiu essa imagem e a queimou no vale de Cedrom”.
A origem dos obeliscos que vemos em muitas cidades do mundo na verdade é esta, o poste-ídolo, geralmente como símbolo de fertilidade. E por incrível que pareça, ainda hoje existem imagens de postes-ídolo em países de primeiro mundo, como o Japão, onde se realiza todos os anos o Honen-sai Matsuri, uma espécie de“festival da fertilidade”, tendo como principal atração um poste-ídolo bem esculpido e definido na forma de um órgão masculino, uma homenagem ao deus “Owasegata”.




São desses costumes antigos de deuses da fertilidade que se desenvolveram os obeliscos atuais.



VOCÊ SE LEMBRA DO PAU DE SEBO QUE É USADO EM FESTAS NOS MESES DE JUNHO , JULHO ,FESTAS CATÓLICAS ?
ESSE PAU DE SEBO É O MESMO POSTE IDOLO , APENAS MUDARAM O NOME .
VIA
--

0 comentários:

Postar um comentário