quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Alegoria da Pipoca.




Alegoria da Pipoca e as provações do presente século.

Por: Pastor Jerry Adriani


1Pedro 4:12-15
12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.
14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus.

A palavra provação para muitos filhos de DEUS soa como algo que não deveria de modo algum atingir aqueles que servem ao Rei Jesus. Contudo, a palavra de DEUS nunca disse que não passaríamos por provações, pelo contrario, Jesus disse no evangelho de João 16:31 “que no mundo teríamos aflição” por isso era necessário ter bom animo; disse ainda, que assim como o “fogo prova o ouro” assim seriamos provados. Nisso podemos afirmar somos herdeiros e coerdeiros com cristo em todas as coisas.

Quando falo de fogo surge uma alegoria bem interessante para reflexão, A alegoria do milho de pipoca.

O milho antes de ir para a panela juntamente com óleo é um alimento pouco útil ao ser humano, por sua vez para alguns animais como a galinha ele encontra sua finalidade. Isto nos leva a pensar em alguns “servos” acomodados que se assemelham às galinhas, justamente pela incapacidade de olhar para cima. Eles (servos) estão sempre à espera de alguém que jogue sua comida quando não ocorre ciscam o solo a procura de alimento.





Um filho de DEUS, por sua vez, deveria ser como uma águia, que não se alimenta de qualquer coisa, antes seleciona seu alimento e para isso naturalmente tem que olhar

para todas as direções. Cabe a primeira provocação para alguns acomodados: você prefere ser galinha ou águia?

Voltemos a nossa alegoria. No início quando pretendemos que o milho se transforme naquela deliciosa pipoca utilizamos alguns itens, escolhemos o milho de acordo com a preferência, uma panela adequada e nela depositamos óleo ou mesmo manteiga. Para termos o resultado pretendido precisamos ainda que estejam bem aquecidos (a panela e óleo ou manteiga) a fim de que o resultado seja alcançado (pipocas deliciosas). Pensado nesses detalhes somos remetidos ao texto de 1 Pedro 4:12, “não estranheis o fogo” a combinação de fogo, óleo e milho é que vão produzir a deliciosa pipoca, e essa agrada gerações.

Pense na igreja como a panela, o óleo como representação do Espírito Santo, e o fogo como sendo as provações. Aqui já iremos perceber algo, é nas provações que revelamos quem realmente somos: Dt 8:2 está escrito “E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.”.

Quando a temperatura do óleo atinge o calor suficiente, à pressão interna do grão se modifica, a ponto de a água nele presente se expanda, é só a partir dessa expansão e posterior explosão é que aquela casca dura é vencida, e a desejada pipoca surge como alimento. Alimento esse que servirá para aquelas sessões de cinema ao lado dos amigos.




As provações vêm para nos fazer pessoas melhores, humildes e menos arrogantes, soberbas. Você já imaginou o que seria de Davi sem Golias? Mesaque, Sadraque e Abednego sem a fornalha? Seriam apenas mais um! Mas, por causa das provações eles são lembrados quase todos os dias no mundo inteiro. Gloria a DEUS!

Na panela com óleo e o fogo aquecendo existem muitos que serão provados (aquecidos) não são aprovados – não romperão com aquela dura casca que recobre o grão. Isso ocorre porque durante as provações eles reagem mal – no exemplo do milho a pipoca que não estourou foram os problemas internos, ausência de água. Como exemplo de coisas internas temos aquelas pessoas que falam mentiras a fim de obter vantagens, são pessoas iradas, cheias de amarguras, caluniadoras, exploradoras, pessoas cheia de maldade no coração – todos os exemplos mostram bem a falta de água ou mesmo sua contaminação. O salmista no Salmos 24, faz a seguinte pergunta: “quem subira no monte santo do senhor? e quem há de permanecer no seu santo lugar?” a resposta vem: “o de mãos limpas e de coração puro”

Essas pessoas são os “piruás” da pipoca, que nem mesmo o fogo da provação quebranta. Pessoas duras que nascem e morrem assim, o crente “Gabriela”.
E piruá só serve para o lixo, não serve nem para reciclagem, e se for exposta ao mesmo processo ainda assim não se quebra - quebranta.
Que DEUS possa ser louvado em todos os momentos de nossas vidas, como disse Paulo, sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas circunstâncias, já tenho experiência tanto na fartura como de fome, assim de abundância como de escassez. Tudo posso naquele que me fortalece. Fp. 4:12-13
DEUS TE ABENCOE

0 comentários:

Postar um comentário