sábado, 14 de julho de 2012

"Desperta, tu que dormes," Ef. 5.14-17




MENSAGEM NO EVENTO SABARÁ POR CRISTO
IBG
Pr. Jerry Adriani
DESPERTA SABARÁ E RESGATE O TEMPO, POIS OS DIAS SÃO MAUS.
Ef. 5.14-17
“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”.

Despertar é uma ação de se manifestar, de acordar. Agora não basta só acordar, temos que acordar para viver a vida e para viver a vida é necessário termos um propósito, pois sem um propósito o tempo passa é o que Paulo está dizendo acordar para remir o tempo, porque os dias são maus.
O tempo é igual para todos nós e em nossa sociedade é normal ouvirmos isso: “não tenho tempo, pois estou trabalhando demais”, “estou tão ocupado, tão agarrado, atarefado, etc.” O Quanto já ouvimos ou dissemos essa frase? Trata-se de uma mentira, pois todas as pessoas vivas tem tempo. Afinal, o tempo é um elemento indispensável ao conceito da palavra vida! Salomão afirmou que o tempo pertence a todos. Ec. 9.11
“Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos”.
O tempo é recurso fundamental
Benjamim Franklin, criador da seguinte frase: “tempo é dinheiro” e muitos adotaram isso como estilo de vida e hoje encontramos pessoas que não buscam a Deus que é o primeiro mandamento, não vivem a família e não vivem a vida, porque o tempo é dinheiro...
Quando falamos em recursos, geralmente pensamos em dinheiro, mas o tempo é um recurso fundamental para qualquer realização. Algumas coisas podem ser feitas sem dinheiro, mas nada pode ser feito sem o tempo. Tempo é uma riqueza que muitos só valorizam quando se sentem próximos da morte. Precisamos valorizar com urgência, antes que se acabe. Ec. 12.1-7 (ler)
“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
Todos nós preocupamos com os que roubam dinheiro, mas devemos tomar cuidado também com os ladrões de tempo. Como ex: televisão – a rainha do lar, internet, sono, os jogos neste quesito são eficientes, roubam tempo e às vezes dinheiro. Não estou dizendo para abstermos de todos esses exemplos, mas não podemos ser dominados por eles. Quem perde tempo, perde a vida. O próprio trabalho pode ser um ladrão do tempo quando dedicamos à ele os momentos que deveriam ser de Deus e da família.
Na bíblia, no livro de 2 Samuel (Ap. 23 vs 11-12)
“E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento”.

Conta a história de um dos valentes de Davi, Samá. Homem que tinha uma história de vida, os valentes eram pessoas que foram rejeitadas, que tiveram uma oportunidade com Davi. Samá era guerreiro, que encontrou tempo para proteger um campo de lentilha e a bíblia diz que o Senhor Deus efetuou grande livramento.
Este campo de lentilha pode hoje está representando sua família, que você não está tendo tempo para ela, mas o filisteu que pode representar satanás está atacando através da TV, com programações indecorosas, com internet, essas coisas roubam o diálogo, com as drogas, com o sono, com o trabalho. Seus filhos querem ter coisas boas, mas também querem ouvir você dizer que o ama e que você tem tempo para ele.
Desperta Sabará! É tempo de buscar a Deus é tempo de valorizar a família.
Pr. Anísio Renato, adaptado por Pr. Jerry Adriani

0 comentários:

Postar um comentário