sábado, 14 de julho de 2012

Submissão: ainda não sabe o caminho?


Quatro níveis de Submissão

TEXTO BASE: Hb 13:17

Segredos de vencer e romper pela misericórdia e da graça de Deus. Um dos segredos principais foi submissão aos líderes. Existem princípios na submissão que revolucionam a vida. Serão citados Quatro Níveis de submissão

1. SUBMISSÃO TOTAL. Obediência completa. No texto de Hebreus está falando sobre submissão 100 por cento. Quando o seu líder vai orar por você diante de Deus e gemer isto não é bom para você diante de Deus. Observação: Alguns dizem que não querem me dar trabalho, mas trabalho para mim é ter que orar gemendo por pessoas que não compreender o falo ou ordeno e acaba se tornando oposição.

Todo líder vela pela alma do liderado. O líder representa o liderado diante de Deus tanto para o bem quanto para o mal. Se o líder orar diante de Deus e ficar triste por sua alma, isto não é bom pra você.

Outro problema é aquele que obedece, mas muda um pouquinho. Não obedecem 100 por cento. 1 Samuel 1:14 (mesmo que o líder não preste como Eli que tinha os filhos transando com as obreiras da igreja, Ana se submeteu a ele.).

Observe neste exemplo que quando líder libera uma palavra de benção sobre sua vida e você recebe em humildade e obediência, Deus honra.

Queria compartilhar um pouco do sofrimento que tenho usando o exemplo de Paulo Em 11:17-31.

Entre sentir que é subjetivo e o obedecer a Bíblia que é objetivo, eu prefiro obedecer a Bíblia que é objetivo. (lembrar do exemplo do seu Pastor te enviou a orar nos lares Cristãos.) Obedecei aos vossos Guias... Hebreus 13:17

Citar o exemplo do Pastor Abe da Igreja da Paz que é um grande líder, que tinha recebido instrução por parte de Deus que o alvo era Fortaleza para estabelecer uma igreja lá, mas sua liderança propôs ele ir para Cuiabá. Pastor Abe fico abalado pois Deus havia falado em seu coração, mesmo assim Ele obedeceu aos seus líderes porque na Bíblia não encontrou que Ele tinha que ir para Fortaleza, mas sim que ele tinha que ser submisso ao seus líderes. Passados os dias a sua liderança sua liderança estudou e percebeu que Cuiabá era menos que Fortaleza. Então a própria liderança resolveu investir em Fortaleza.

2. BOA ATITUDE. As Pessoas até obedece, mas fica na má atitude. Chegam atrasadas, não vai à oração. Tem aquela capa da falsa obediência, ou seja, obedece, mas fica resmungando.

As palavras convencem, mas são as atitudes que fazem discípulos. “Jesus ensinou, faça como eu faço” e não o método fariseu do "faça como eu falo."

3. TRANSPARÊNCIA COMPLETA. Transparência completa faz com que a pessoa não seja falsa. Tem gente que falar que vai obedecer, mas por trás do líder fala contrariamente. A pessoa até parece que está com boa atitude, mas por trás do líder ficam falando mal. Os mais espirituais entre aspas fazem assim: Eu penso diferente, minha opinião é diferente, mas se ele quer vou fazer com alegria. Parece estar tendo boa atitude aparentemente em relação à submissão, mas não está sendo transparente. Está sendo falso porque na frente do líder ele está dando a entender que pensa igual ao líder, mas nas costas ele menciona que a opinião dele é diferente. Quem é transparente é justamente ao contrário.

Ser transparente sem ser falso é expressar sua opinião. Eu vou obedecer de coração mesmo tendo outra opinião. O importante a destacar que sua opinião precisa ser falada diretamente com o líder. Não significa que será acatada, mas pode ser futuramente repensada.

A pessoa responder a sua opinião uma destas três respostas:
1)Pode ser ignorante. O líder pode falar que não tem mais conversa porque é assim que Ele pensa.
2) Legal a sua opinião, mas ainda acho que esta idéia nossa tem que prevalecer.
3) Eu ser convencido porque sua idéia é melhor.

Um liderado que é transparente, com boa atitude e submissão ele faz assim: Líder esta é minha opinião, mas se você não pensa assim eu vou obedecer totalmente. Este modelo de liderado vai atrair benção para sua vida. Ao contrário do falso que vai atrair maldição. A bíblia relata 1 Samuel 15 que pecado de rebelião é semelhante ao pecado de feitiçaria. O pecado de feitiçaria atrai demônios e igualmente o pecado de rebelião atrai demônios. A pessoa rebelde é uma pessoa sem cobertura espiritual, desprotegida. Lembre hebreus 13. E tem mais: ninguém mais vai saber que minha opinião é diferente do senhor. Não vou falar com ninguém, só queria falar com o senhor. É contrário do falso.

Mas sabe o que acontece, desde em casa muitos não praticaram a submissão. Em casa, na escola foram rebeldes com os professores. Todo mundo foi ensinado que ser rebelde é legal. Temos-nos que quebrar este princípio, pois tem atraído muita maldição. Ao ponto que quando alguém quer ser obediente de coração, o mesmo é chamado de puxa saco. A pessoa é acusada porque diabo fica com raiva e fazem as pessoas ficarem com raiva dele. A pessoa precisar ser muita sábia e mansa. Matheus 5:5 (Ser sábio é diferente de ser político.)

Agora se a pessoa quiser ter vitória posso dizer que não existe outro caminho do que a SUBMISSÂO TOTAL. Este é segredo do sucesso.

Algo que observamos nos pais. Pais envolvidos na igreja, pais legais, pais que mostram na igreja uma coisa, mas quando chegam em casa corta a orla do líder na frente dos seus filhos. Ai não sabe por que os filhos são rebeldes. Eu desafio a você que é pai ou solteiro a vir aqui na frente e dizer se você nunca falou mal de algum líder seu, seja perto de algum parente ou amigo.


4. PENSAR IGUAL. Este quarto nível parece tão radical, tão exagerado, mas tem uma essência muito profunda. Ao ler a Bíblia, em 1 Cor 1:10 fala assim: Todos voz deveis falar a mesma coisa e ter a mesma disposição. Filipenses 2:2 fala assim: Completai a minha alegria de modo que deveis pensar a mesma coisa, tendo a mesma disposição e o mesmo sentimento.

Resumindo: A Bíblia diz para Falar a mesma coisa, Pensar a mesma coisa, Sentir a mesma coisa e Ter a mesma disposição.

Pense: Se eu não minha transparência não posso influenciar o meu líder a pensar o mesmo que eu penso, eu tenho ceder humildemente a pensar como ele.

Fonte: Pastor Abe Huber líder da Igreja da Paz. Transcrito por pastor Jerry Adriani e Pr Daniel Moreira.

0 comentários:

Postar um comentário