segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sucot – Uma Festa Esperada


Sucot – Uma Festa Esperada

Igreja Batista Gileade
Mensagem Virada de Ano
PR. Jerry Adriani

Texto:
Lev. 23.1
“1 Depois disse o Senhor a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”

Hb. 10.1
“ Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.”
Cl. 2.16
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,”

Introdução
Lei é aquilo que é estabelecido para por ordem em uma comunidade.
Contrato vem do latim contractum – Combinação de interesses entre duas ou mais pessoas de direitos e deveres.
O livro de Levítico é o livro que estabelece direitos e deveres para o povo de Deus. O Senhor nosso Deus nunca desejou impor ordens, Ele não é um tirano que só gosta de mandar.
Todos os seus mandamentos na verdade são canais pelos quais, em obediência, poderemos receber o que Ele tem para nós, tudo que o Senhor ordenou em sua Palavra é apenas direcionamento para por em ordem nossa posição como filhos.
O povo Hebreu estava acostumado apenas a obedecer leis, essa era a linguagem conhecida por eles durante quatro séculos (400 anos).
Durante muito tempo a igreja do Senhor ficou distanciada das festas do Senhor, quero ressaltar que as festas são do Senhor e não apenas da nação de Israel como nos diz Levítico 23:
“1 Depois disse o Senhor a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”

Festa fixa do Senhor.
Isso foi negligenciado por boa parte da igreja e com isso nós na aprendemos o quanto as festas do Senhor nos ensina e aponta para algo muito maior e melhor como nos mostra Hebreus 10:
“ Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.”
São sombras.
Cl. 2.16
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,”
Vamos nesta noite adorar a Deus com toda nossa vida. Celebrar a Ele com alegria! Pois todas as festas comunica-nos algo que aponta para Cristo, a igreja e o fim dos tempos, pois as festas tem algo profético e muitas delas já se cumpriram e outras ainda vão se cumprir.
A 1ª festa fixa de Deus é a Festa da Peregrinação e a Páscoa está em Dt. 16:
“1 Guarda o mês de abibe, e celebra a páscoa ao Senhor teu Deus; porque no mês de abibe, de noite, o Senhor teu Deus tirou-te do Egito.
2 Então, das ovelhas e das vacas, sacrificarás a páscoa ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer habitar o seu nome.
3 Nela não comerás pão levedado; por sete dias comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.
4 O fermento não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que sacrificares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até pela manhã.
5 Não poderás sacrificar a páscoa em qualquer uma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá,
6 mas no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome; ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito.
7 Então a cozerás, e comerás no lugar que o Senhor teu Deus escolher; depois, pela manhã, voltarás e irás às tuas tendas.
8 Seis dias comerás pães ázimos, e no sétimo dia haverá assembléia solene ao Senhor teu Deus; nele nenhum trabalho farás.”

Em êxodo 12 temos algumas instruções á cerca da páscoa (coelho).

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus é aquele que nos tirou do mundo e nos deu vida por meio do seu sangue (ovelha).

Is. 53 – Jesus é apresentado como o Cordeiro

2ª festa – Festa dos pães asmos

“6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.”

Durante sua saída o povo hebreu não teve tempo de preparar seu alimento como de costume. Os pães tiveram que ser levado sem fermento para a caminhada, eles saíram apressadamente – Ex.-12.11“11 Assim, pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.”
Durante sete dias o povo deveria se alimentar de pão que não tivesse fermento, que agora se torna símbolo da vida passada no Egito, o fermento simboliza o pecado, a impureza, aquilo que trazemos do “Egito” precisa ser extirpado.

Ao celebrar sua última ceia, Jesus estava comunicando o que o seu sacrifício na cruz faria. Jesus levou sobre si, todos os nossos pecados.

I Co. 15.3
“3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;”

Is. 53.12
“12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”

Em Jo. 6.32-33 “Eu Sou o Pão da Vida”
“32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.”

3ª festa – Primeiros frutos ou primícias

Lev. 23.9-12
“9 Disse mais o Senhor a Moisés:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega;
11 e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12 E no dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor.”

Uma festa para louvar e agradecer a Deus pelo seu cuidado no deserto.
Sempre colhemos algo, se nós colhemos é porque plantamos.
Se não plantamos não podemos colher, se não colhermos não teremos o que apresentar ao Senhor. A responsabilidade é toda nossa. 3 dias após a páscoa começa a festa das primícias. Jesus morre na páscoa e 3 dias depois ressuscita sendo o primogênito entre os mortos.


4ª festa – Pentecostes – Penta (50)

A festa de pentecoste é conhecida como festa da semana. Para os judeus a pentecoste ou shuat é um memorial de ação de graças pela Torah – Palavra de Deus.
Para nós, alguns cristãos, pentecostes está ligado ao fogo do Espírito Santo manifesto pela primeira vez em Jerusalém na reunião dos cento e vinte no Cenáculo.

Pentecoste é o fogo que vem pela palavra e por causa da palavra, toda palavra que vem de deus chega pelo fogo. Esta festa começa 50 dias depois da páscoa, Jesus ressuscita e fica 40 dias instruindo as pessoas. Atos 1.3: “3 aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus.” Ao completar os 50 dias na festa de pentecoste, deus sela a promessa. Palavra e unção.

5ª festa – Trombetas Sukut (após a pentecoste)

Esta festa começa no final da colheita.
Eu, você, nós somos as trombetas de deus na terra, mas só anuncia boas novas quem tem a palavra de Deus e a unção do Espírito Santo é um testemunho. Pedro aquele que negou Jesus diante de uma menina, uma criada, depois de receber na festa da entrega da palavra o poder do alto, disse ao sinédrio: “Mais importa obedecer a deus que aos homens”.

Atos 4.19: “19 Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus;”

Páscoa – livramento, paz.
Pães asmos – tratamento, libertação no caráter.
Primeiro fruto – ensinamento, mais paz.
Pentecostes – experiência, poder.
Trombetas – testemunho de vida, mais poder, momento delicado.

0 comentários:

Postar um comentário