quinta-feira, 26 de julho de 2012

Marcas inconfundíveis de um verdadeiro cristão.


MARCAS INCONFUNDÍVEIS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO
Igreja Batista Gileade
Pr. Jerry Adriani

Texto Gálatas 6.17
“Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.”
Introdução
Segundo a consultora Alina Wheeler (Livro Design Identidade da Marca) “A marca é a promessa”, a grande idéia e as expectativas que residem na mente de cada consumidor, a respeito de um produto, um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fiéis a elas, compram, acreditam na sua superioridade. A marca é como uma escrita manual. Uma identidade.
Segundo o dicionário: marca é sinal em um objeto para o fazer reconhecer.
Ex.: McDonald’s. Franquia. Conserta Conserta Estraga, (cicatrizes) e em nossos dias com o aumento da pirataria (do falso, genérico, parece, mas não é) as indústrias e empresas investem pesado em suas marcas, pois a marca é identidade, respeito e tudo.
Estamos vivendo dias, onde muitos se dizem cristãos, mas na verdade não conseguimos identificá-los, pois a marca em suas vidas se apagaram ou estão se apagando, este não está brilhando como Jesus disse. “Vós sois a luz do mundo” e nós podemos dizer que temos a marca de Cristo em nossas vidas.
Existem muitas coisas na árvore que não é árvore.
Ex.: ninho do passarinho, lodo, linha, etc. (tem muita coisa na igreja que não são cristãos).
Quando Paulo anunciou o Evangelho na Ásia menor e isto aconteceu segundo os historiadores, pelo menos 3 vezes registrados em Atos:
1º. 13.14
“Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se.”

2º. Em Atos 16.6-8 Paulo e Silas. Visão de Paulo em trôade.
“Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;
e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade”.

3°. Paulo saiu de Efésio e foi para Macedônia e Grécia.
Neste período o Evangelho anunciado por Paulo houve muita rejeição por parte dos Judeus cristãos por causa de uma marca exclusiva ao judaísmo e não a Igreja de Cristo em um todo.
A rejeição se dava porque os Judeus queriam a circuncisão dos novos convertidos e isso já havia sido resolvido no 1° concílio da Igreja registrado em Atos 15.
Em suma, uma das marcas inconfundíveis de um cristão é não ser religioso, religião mata, divide e separa e Cristo soma, dá vida e ajunta.
Jesus enfrentou muita religião com os fariseus e escribas em sua época. Lc. 10. 25-28. A pergunta de um religioso. O religioso conhece, mas não vive, o doutor na lei não sabia quem era o seu próximo.
1. Ter o Espírito Santo. Jo. 16.12-15
“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.
Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará”.

Lc. 2.29-30
“Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
pois os meus olhos já viram a tua salvação”.

2° Coríntios 1.21
“Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus”.

2. A marca do Amor. Mt. 22.37-39
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

Gálatas 6. Vs. 1. Paulo fala do amor ao próximo não de palavras, mas de atitude

3. A marca do testemunho. Mt. 5.16
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Gálatas 6. Vs. 13

4. A marca da humildade. 2Co. 4.7
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte”.

5. Perseguição. 2Co. 4.9
“perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.

6. A marca de qualidade. Gl. 5.22
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”.

O fruto do espírito – toda árvore produz fruto.
Paulo fala então, que o cristão que vive em comunhão verdadeira com Deus e nele habita o Espírito Santo possui qualidade de vida, tal que será facilmente identificado como verdadeiro cristão.
Estas marcas estão notórias no caráter de um cristão transformado e são chamados por Paulo de Fruto do Espírito.
Paulo, embora falando no singular (Fruto do Espírito) aponta nove predicados que acompanham o verdadeiro cristão, com maior ou menor intensidade.
5. O fruto do Espírito inclui:
5.1 – “Amor” (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca.
5.2 – “Alegria” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus.
5.3 – “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial.
5.4 – “Longanimidade” (gr. makrothumia) i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero.
5.5 – “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor.
5.6 – “Bondade” (gr. agathosune) i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade ou na repreensão e na correção do mal.
5.7 – “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade.
5.8 – “Mansidão” (gr. prautes) i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso.
5.9 – “Temperança”; “Domínio Próprio” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza.

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