domingo, 4 de janeiro de 2015

Os erros de Elimeleque





Os erros de Elimeleque


Rute1: 1-22
A maior parte das decisões que tomamos, fazemos sem consultar o Senhor. Poderíamos evitar muitos transtornos se orássemos se meditássemos mais na Palavra de Deus. Precisamos dar tempo para que Deus nos dê uma resposta. Não podemos agir por impulsos, por emoções, por pressões, por necessidades, ou pelas dificuldades que passamos, antes temos que confiar no Senhor. Esse texto proporciona uma grande lição: não agir sem a direção de Deus.
Atente para os eventos que se seguem:

I - Houve fome na terra. (Rute 1.1)

1 - Uma família de judeus sai de sua terra, Judá, e vai para a terra de Moabe. Vs.1 (onde Vs. = Versículo).
2 - O que levou este homem, Elimeleque, a tomar essa decisão de sair de sua terra, a fome? Não! mas sim o medo da fome (Vs.21).
3 - Mas em Judá haviam muitas famílias, porque só Elimeleque resolveu deixar Judá?
• Existem certas decisões que nós tomamos que na realidade não somos nós que decidimos, mas sim as pressões da vida, as pessoas, as circunstâncias, as frustrações. Enfim, decidimos por que um fator externo nos leva a isto.
• Logo, não somos nós que decidimos, mas algo ou alguém nos leva a tomar decisões que vão determinar o sucesso ou o fracasso em nosso futuro. O que você deve notar é que a maior parte das pessoas do mundo não quer o teu sucesso, mas sim o teu fracasso.
Elimeleque tomou essa decisão movido por um fator externo: a Fome. Mas esta decisão lhe custaria a própria vida.

Nunca tome uma decisão sem consultar a Deus e muito menos por pressão.

Satanás diz: Se tu és o Filho de Deus mande que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3. A questão principal aqui não é o pão ou a fome, mas a dúvida que Satanás queria lançar sobre Jesus: Se tu és o Filho de Deus.

Elimeleque no Hebraico significa "Meu Deus é Rei". (Logo sou Seu súdito). Como súdito tenho que estar atento, tenho que obedecer. Mas ele deixa o território de Judá, do Hebraico - "Terra do louvor". Deixa Belém, do Hebraico - "Casa do pão". Efrata - "Terra Frutífera"; Para ir para Moabe que significa no Hebraico "Desejo".

Veja que ele deixa a casa do pão em tempo de fome. Isto é incoerente para um súdito de Deus. Isto o levou a pagar um alto preço, com a própria vida.

Quando a pessoa se afasta da casa do pão, da terra dos louvores, ele se aproxima do lugar de morte.

Cuidado ao deixar a terra do Louvor para seguir o Desejo.

Quais são os teus desejos? Josué diz: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15
Jesus diz: Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 3:35.

II - Morreu Elimeleque. (Rute 1.3)

Elimeleque a princípio pensou que a melhor coisa a fazer era deixar sua terra e tentar a sorte numa terra desconhecida. Foi por um caminho que parecia o melhor aos seus olhos, mas o final dele era a morte. Provérbios 14.12
Com a morte de Elimeleque, seus dois filhos Malom e Quiliom se casam. Mas eles também seguem o mesmo caminho de seu pai, pois permanecem em Moabe por quase 10 anos, e ali morrem.
Elimeleque parece não ter seguido o caminho de seu pai. Seu pai colocou seu nome de:
Elimeleque traduzido significa Meu Deus é Rei. Mas, Elimeleque deu a seus filhos o nome de Malom e Quiliom: Malom na tardução do Hebraico significa "Doença, Adoentado". Quiliom significa "Ruína, Definhamento".

Pode-se deduzir que Elimeleque não tinha sua mente em sintonia com Deus.
Os erros de Elimeleque trouxeram sofrimento para sua família, pois seus filhos morreram.
Agora Noemi fica sem seu marido e sem seus dois filhos, perdida numa terra estranha. Isso causa feridas profundas em seu coração. Até mesmo seu nome ela rejeita e quer mudá-lo para Mara. Vs.20
Noemi no Hebraico significa "Amável, Formosa". Mara, significa "Amarga, Triste". Algumas lições que correspondem ao nosso dia-a-dia até aqui:
• Se você é o comandante de seu lar, então é aquele que toma as decisões. Por isso tenha cautela com o rumo que sua vida e da família pode tomar com suas decisões.
• Existem decisões que podem afetar a sua vida, a vida de seus filhos e de amigos.
• Não decida pela morte, mas pela vida. Jesus diz: Eu sou o caminho, a verdade e a Vida.
- Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele comigo.

III – Se Elimeleque tivesse esperado um pouco mais. (Rute 1.6)

1 - Elimeleque se precipitou, não demonstrou confiança em Deus.

A precipitação não vem de Deus e não agrada a Deus. O profeta diz: Esperarei no Senhor e terei minhas forças renovadas. Is.40:31

O Salmo 40.1 ao 4 diz: Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.

Noemi e suas duas noras Rute e Orfa resolvem sair da terra do desejo, de Moabe. Noemi agora toma uma nova decisão: deixar a terra de Moabe e ir para Judá a Terra do louvor.

O que a motivou? Vs.6c – Ouviu que o Senhor havia visitado o seu Povo, dando-lhes Pão.
• Sua decisão desta vez foi movida por uma graça de Deus. Ouviu que Deus havia visitado seu povo e agraciado com o pão.
• Uma decisão deve ser tomada com a direção de Deus, por ouvir as coisas de Deus.

Se você não é cristão, tome a maior decisão da sua vida Hoje

Enviada do meu iPad

0 comentários:

Postar um comentário