terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Entendendo o T.S.D - Tempo Sozinho com Deus



Gostaríamos de compartilhar um entendimento atual sobre o T.S.D - Tempo Sozinho com Deus. Uma expressão aparentemente nova, contudo com a devida referência a outra expressão já antiga e consolidada, o devocional. Um TSD ou DEVOCIONAL são modos que apontam caminhos para a comunhão. Vejamos a seguir a base bíblica que nos instrui nesse fundamento cristão.

Evangelho de Mateus 6: 5-13
"5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!" referência - http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/mateus/mt-capitulo-6/

1) Quando orar, não sejam como os hipócritas - Jesus começa advertindo que existe um modelo de oração que não vai chegar a lugar algum – A oração hipócrita, ou seja, a oração não verdadeira. Aquela que ora com religiosidade e que oculta a realidade através de uma máscara de religiosidade. Mostram uma aparência de espiritualidade, mas na verdade são carnais.

2) Como os hipócritas agem? Segundo Jesus, os hipócritas ficam orando em pé nas sinagogas e nas esquinas a fim de serem vistos pelos homens. A finalidade da oração deles não é espiritual, mas carnal, cujo objetivo é mostrar aparência de santidade. Geralmente, as orações dos hipócritas são sempre condenatórias. (Lucas 18:10-14)

3) Como devemos agir no TSD? Quando orar vá para seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai que está em secreto. O segredo de uma oração forte não são as palavras ou aparência, mas uma exclusividade com Deus gerado pelo Devocional diário (TSD) em segredo. Se sua oração de quarto é forte, então sua vida espiritual é forte. Deus vê o que em secreto como também recompensa.

4) Como orar no TSD? Ao orar não fique repetindo a mesma coisa. Quero dizer que repetição falada neste texto não contraria a outra orientação em insistir em oração. Ficar repetindo a mesma coisa é na verdade a vã repetição, ou seja, a insistência vã. Aquela que é gerada pela oração cobiçosa, aquela que busca as coisas para si, coisas que atenda a própria vontade. Devemos orar como a oração modelo, o Pai nosso.
a. A oração do Pai Nosso
i. A oração visa glorificar a Deus, cumprir a missão como filho, orar para que governo de Deus se concretize e que a vontade de Deus se realize.
ii. Depois de priorizar a vontade de Deus, assim você começar a orar por seu pão diário, entendendo que este Pão não é apenas seu.
iii. Orar para que Deus perdoe com a mesma qualidade que você tem perdoado. Mostrando a importância de manter bons relacionamentos.
iv. Orar para que Deus não permita que você caia em tentação.

5) Como não devemos orar? Os pagãos acreditam que por muito pedir a mesma coisa, ele serão ouvidos. Esta é uma advertência para nos orientar que oração não é quantidade, mas comunhão e qualidade.  

6) Devemos vigiar para que nossa oração não seja semelhante a uma oração hipócrita. Não sejais iguais a eles. Aos filhos de Deus convém outro modo de viver que começa na maneira de orar. O verdadeiro filho sabe que o Pai conhece o que ele precisa antes mesmo da oração.




Comunidade Batista Gileade

1 comentários: