quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Culto doméstico, uma importante prática cristã




Culto doméstico


Um antigo escritor bem disse, “Uma família sem oração é como uma casa sem telhado, aberta e exposta a todas as tempestades.”

A verdade é que a pratica do Culto Doméstico é um hábito que devido à superatividade dos últimos tempos, virou um desafio  e passou a ser esquecido como disciplina fundamental pra a família. O culto familiar é uma das maiores armas da restauração da família e também da sociedade.

Pequena reflexão inicial

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. Deuteronômio 6:6-8

1) Esta palavra que hoje te ordeno, estarão no teu coração: PRIMEIRAMENTE, nós como Pai/Discipulador/Líderes TEMOS QUE VIVER O QUE PREGAMOS. A sugestão é: A palavra tem que estar primeiramente no lugar mais valorizado, o coração. (Ser o Exemplo)

2) E as ensinarás a teus filhos: Ensinar os filhos o que vivemos. Ou seja, é uma ordem para ensinar a Palavra também aos Filhos. O Culto familiar é a boa tradição que devemos perpetuar. (Ensina o Filho NO Caminho que se deve andar)

3) Falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te: Culto Doméstico em diversas formas: 1)Em casa de maneira informal. 2) Andando pelo Caminho (ensinamento no dia a dia). 3) Deitando (A noite: Jantar) e levantando-te (Manhã: Café) – Observe que a instrução é para todo tempo.

4) Atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos (Repetição. Faça isso o tempo todo e em todo lugar)
O culto familiar é instrumento de ensino do exemplo de Jesus que praticamos em nossas vidas.

O que é culto doméstico?

O culto familiar deve ser realizado reverente, sincera e simplificadamente. Entretanto, a reverência não é inimiga da informalidade e de criatividade. Um Pai e uma mãe interessados podem facilmente envolver os filhos, desde um piquenique até um acampamento no quintal de casa, tudo pode ser uma ideia para o culto doméstico.

O Culto doméstico deve ser visto como uma reunião entre os membros de uma mesma família em busca de Cristo, orando, cantando e lendo as Escrituras. É o jeito mais simples de transmitir a fé aos mais jovens e garantir a unidade familiar.

A dinâmica de cada reunião varia de acordo com a faixa etária dos seus participantes e da idade espiritual de cada um. Por exemplo, se há crianças, tudo deve convergir para que elas conheçam as principais histórias e personagens bíblicos, num período que varia de cinco a quinze minutos de duração. Caso os filhos estejam no ensino médio, a reunião precisa ter um conteúdo mais doutrinário, e o momento de oração melhor preparado e pensado, com listas de oração, alvos dos membros da família e da igreja, sem esquecer as ansiedades naturais dos adolescentes; além disso, a leitura bíblica e a sua discussão deve ser estimulada. (extraído do Sitehttp://cultodomestico.blogspot.com.br/ Pr weber)


Dificuldades Iniciais para um Culto Doméstico.

1) A falta de costume, disciplina ou encorajamento dos Pais em demonstraram este culto no dia a dia. (Se a pessoa não tem costume, então é necessário paciência com os filhos ou cônjuge, pois se o Pai não faz, o filho também não faz. Ex: Se o filho não vê exemplo de comunhão com Deus na vida do Pai, então ele mesmo não se interessará).

2) Falta de Amabilidade. Se não formos amáveis em nossa forma de proceder, enfrentaremos resistência.

3) Expor problemas de igreja ou falar mal de irmãos na frente dos filhos geralmente gera desinteresse pelo culto doméstico e até na pessoa ir a igreja.
É importante no Culto Doméstico existir “Os Três Pães que Alimentam o Ser”: (Atos 2:42-47)

1) Pão Espiritual – Louvor, Palavra (devocional participativa) e Oração.
2) Pão da Alma – Comunhão, Informalidade sadias.
3) Pão do Trigo (símbolo de uma alimentação sadia) – Este é um grande segredo para Noite. Ter sempre um movimento de comunhão em torno da Mesa.

Modelo de uma reunião de culto doméstico

1) Deve ter um pequeno louvor (que seja a preferência de todos ou da maioria, pois a participação é fundamental)
2) Quebra gelo (opcional)
3) Devocional interativa (participação voluntaria de qualquer pessoa que quiser),
4) Oração simplificada e direta pelas necessidades e alvos de cada um.
5) Comunhão com comida

Duração: 15 a 30 minutos.

NOTA: Pelo menos uma vez ao mês, é interessante que o lugar de encontro dos familiares tenha decoração para estimular os participantes.

Como envolver os adolescentes no Culto doméstico?

1 - Focalize a família.

Antes da oração final, descubra o que aconteceu durante o dia. Demonstre interesse genuíno nas coisas que interessam os adolescentes. Se você não se mantiver informado acerca daquilo que lhes interessa, você será deixado para trás.

A oração de encerramento do culto poderá, então, focalizar os interesses e preocupações da família.  

2 – Envolva os filhos adolescentes em alguma tarefa a desempenhar no culto.

Se houver crianças pequenas em casa, envolva seus filhos mais velhos, dando lhes a responsabilidade de cuidar dos cultos dos pequeninos. Desempenhar uma  parte visível para significar toda a diferença nas atitudes para com o culto  doméstico.

3 - A Bíblia é a base.

Em todos os esforços por tornar o culto interessante, não devemos esquecer jamais a importância suprema das escrituras como nosso guia para conhecer a Deus. Acreditemos ou não, os adolescentes ainda hoje acharão a Bíblia interessante se ela for apresentada de maneira sábia. Leia alguns trechos e use os para fins de discussão. Pense na possibilidade de usar uma versão na linguagem de hoje.

4 - Evite orações cansativas.

Se você pedir que seus filhos adolescentes “recite” a oração padrão da família, é quase certo que ele o fará perfeitamente. Por que é que nós revelamos tão pouca imaginação em nossas orações públicas? Seja específico em suas orações, como se estivesse conversando com o melhor amigo.

5 – Na oração mencione cada um de seus filhos por nome e peça ajuda divina para as tarefas seculares que ocupam a cada um.

“Se os adolescentes não enxergarem o culto como uma extensão da vida espiritual dos pais, ficarão desgostosos - com o culto e com os pais”. Isso é perturbador. Com essa idade, os filhos podem ler os pais como um livro. Os adolescentes são unânimes em manifestar desprezo para com aquilo que eles vêem como hipocrisia. Eles podem ser hipócritas, mas não admitem ver isso nos pais.

Esperamos que todos sejam abençoados com essa publicação. Amanhã iremos compartilhar algumas sugestões de mensagens que poderão ser trabalhadas no culto doméstico.

Não se esqueça, compartilhe com seus amigos.


0 comentários:

Postar um comentário